Recuem no tempo e façam este exercício: lembrem-se dos vossos soutiens quando andavam na escola... Memórias amargas? Pois é, para as meninas que começam a ter mamas visíveis mais cedo do que as colegas de turma, a escola pode ser um pesadelo. Been there, done that. A mama grande e pesada é extremamente desconfortável [quando não se tem o soutien certo] e como se isso não bastasse, também pode ser motivo de bullying. A piada que nasce com foco no atributo físico provoca estragos.
As risadinhas dos rapazes, os comentários das raparigas, as aulas de Educação Física, o ter que despir-se e vestir-se em frente de outras pessoas, as mudanças corporais, os pêlos, as borbulhas, a menstruação. A facilidade com que as crianças e os adolescentes podem assumir que algo está errado com o seu corpo é enorme. Como é que podemos contornar as dificuldades que as meninas com mama maior podem vir a sentir? É simples: dando-lhes obviamente a conhecer os benefícios e as vantagens do soutien certo.
Quando eu andava na escola, o soutien certo não existia (só o descobri muitos anos mais tarde quando já era adulta e estava na casa dos 20s). Existia o soutien que havia e que remediava (muito pouco, claro). Preparar-me para as aulas de Educação Física exigia todo um protocolo: soutien, top de desporto por cima, camisola de lycra justa e t-shirt. Qual era o objectivo? Dissimular ao máximo o volume e imobilizar o movimento. Resultava? Não. As dores e o desconforto não desapareciam e os rapazes continuavam a rir-se porque as mamas oscilavam demasiado quando eu tentava correr. É importante que quem me está a ler entenda que o soutien certo tem uma função conservadora: ele prolonga a beleza da mama e o estado de conservação dos tecidos. Se habituarmos as meninas a utilizarem o soutien correcto desde o momento em que ele se justifique, vamos com toda a certeza proteger os ligamentos internos da mama dos movimentos bruscos e do impacto (e tornar mais confortáveis todas as alterações naturais do ciclo de vida da mulher).
Para além dos livros, a lista de materiais escolares também devia incluir o equipamento correcto para as aulas de Educação Física. Neste momento devem estar a pensar: quando é que se deve comprar o primeiro soutien? Quando o desenvolvimento da mama assim o justifique. Os soutiens com aro só são necessários quando se começa a notar o volume mamário; caso contrário, se a mama ainda não representa peso, a solução pode passar por peças sem armação, mas obviamente no tamanho certo (porque a postura correcta só é assegurada pelo bom suporte das costas).
Quem é encarregado de educação de meninas pode e deve iniciar esta conversa. Perguntem directamente à criança / adolescente como é que ela se sente, se ela acha que precisa de um soutien ou de um top, se os movimentos e actividades físicas são confortáveis para ela, se sente dor na mama quando corre por exemplo ou se está confortável em despir-se nos balneários. Conversar é bom, sobretudo para acalmar os medos e inseguranças do outro, não para amplificá-los. Se acharem que há razões suficientes para investir num soutien, o melhor é fazê-lo junto de alguém especializado. Comprar o modelo / tamanho errados só vai piorar ainda mais a situação. Ninguém quer promover uma experiência traumática, certo? Principalmente se for a primeira! É aqui que vocês podem fazer a diferença: escolher entre perpetuar o erro ou mudar / alterar o padrão e procurar informação junto de quem sabe. Comprar o soutien certo até pode ser um programa engraçado entre mãe / pai e filha, tia e sobrinha, madrinha e afilhada.
Por último, mas não menos importante, o aconselhamento especializado nunca impõe. Antes de qualquer serviço, a base é sempre a da informação. O objectivo é adaptar o produto à medida e às necessidades específicas de cada pessoa. Gente informada está sempre melhor preparada! Bom regresso às aulas! P.s - os saldos decorrem até ao fim de Setembro.

Quer comentar este post?