Daqui a uns dias comemoramos o 5º aniversário da COLCHETE: cinco anos a (tentar) educar mulheres diariamente e a repetir (mais vezes do que o que desejaríamos) que os soutiens - PARA SEREM AJUSTADOS À MEDIDA [serviço gratuito disponível no atelier] - TÊM DE SER EXPERIMENTADOS! Quem já tentou comprar-nos soutiens sem experimentar e não conseguiu sabe muito bem que o argumento do "não tenho tempo" ou do "não me dá jeito" ou do "vim agora mesmo da Praia, estou cheia de areia" não nos mexe com o coração (mas põe-nos a pálpebra a tremer). Vamos rever a matéria?!
OS 3 PILARES DA LINGERIE POR MEDIDA
OS TAMANHOS DE SOUTIEN (E/OU CUECA E/OU MODELADORES) PODEM VARIAR DE MODELO PARA MODELO, DE MARCA PARA MARCA E ATÉ MESMO DE COR PARA COR. Quem vos jurar a pés juntos que o tamanho é sempre o mesmo, está a enganar-vos. Pode acontecer terem mais peças num determinado tamanho, o que é bastante comum, mas também pode acontecer terem peças de tamanhos diferentes no vosso roupeiro e isso não é mau sinal. Se utilizaram um serviço de aconselhamento especializado isso significa que alguém esteve atento aos pormenores que realmente importam e às diferentes características de cada soutien.
NÃO EXISTE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO UNIVERSAL. Cada país adoptou o seu próprio sistema de numeração; a pessoa que trabalha com roupa interior e não sabe disso nunca conseguirá dar-vos as equivalências de tamanho correctas. É necessário não só saber interpretar os números, como também é fundamental dominar a construção e o comportamento de cada modelo. É por isso que muitas lojas especializadas em lingerie por medida abandonaram a fita métrica justamente porque não basta só medir, o fitting tem muito que se lhe diga e o encaixe perfeito do soutien não é apenas uma questão de números e letras.
OS SOUTIENS PARA SEREM ADAPTADOS À MEDIDA TÊM DE SER MEDIDOS, ISTO É, EXPERIMENTADOS NO CORPO. Lembrem-se sempre dos sapatos: vocês não os compram sem experimentar, certo? Nem compram o tamanho errado porque não vai funcionar, verdade? Então porque é que a roupa interior não precisa ser experimentada ou pode ser experimentada por cima da roupa? Porquê, porquê, porquê?! Porque é que o processo é válido para umas peças de roupa e não é para outras? Porque é que os pés ou outra parte qualquer do vosso corpo é mais importante do que a mama?
E por último, O ACONSELHAMENTO ESPECIALIZADO DE LINGERIE (O QUE NÓS FAZEMOS) É A ÚNICA FORMA DE RESPONDER ÀS QUESTÕES INDIVIDUAIS DE CADA CLIENTE. A lingerie especializada não lê a mulher de uma forma padrão como as marcas generalistas fazem. A lingerie especializada procura atender às necessidades específicas de cada pessoa e é por isso que segue um método. Para além da lógica numérica há também uma experiência sensorial de adaptação a cada soutien que é extremamente subjetiva e que varia conforme a sensibilidade de cada cliente. Essa experiência não pode ser adquirida sem prova e não pode ser interpretada sem a informação que trabalhamos em cada sessão.
A roupa interior é a base da indumentária feminina e é preciso que a sua importância seja reconhecida - em primeiro lugar - pelo seu próprio utilizador. O comodismo que se vê instalado na sociedade é assustador. A forma mordaz como algumas pessoas procuram soluções sem quererem experimentá-las é algo que nos faz, a nós, muito confusão. A roupa interior não cabe nesse segmento, não encaixa nos produtos comprados online nem pode ser avaliada com base única e exclusivamente no preço. Estes 5 anos de mercado fazem-nos acreditar que o caminho que nos propusemos seguir pode não ser o mais rápido, mas é efectivamente o mais seguro.
Quer comentar este post?