Spoiler: o cai-cai perfeito não existe...

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

 



... mas que fique bem claro isto: nós damos TUDO para encontrá-lo! Não entrem já em pânico com o título deste post, os cai-cais são peças muito específicas e exigem por isso provas mais "técnicas". Não é que as outras todas não o sejam, mas o TAMANHO CERTO num cai-cai nem sempre é o tamanho mais confortável para vocês e isso implica gerir uma série de expectativas que geralmente não são postas em causa quando compramos um soutien com alça fixa para o dia a dia.


Primeiro, nem toda a gente está habituada a usar cai-cais. A maioria das mulheres que teve más experiências com estas peças foge delas. Mesmo quando o fitting é perfeito... parece que falta "qualquer coisa". Ouvimos isto com muita frequência. Para algumas pessoas essa sensação de desconforto e insegurança é ultrapassável, mas para outras não. O cai-cai exige paciência e adaptação. 


Segundo, o tamanho certo num cai-cai nem sempre é o tamanho mais confortável. É preciso ter consciência disto. A margem para podermos alterar medidas ou recorrer a tamanhos equivalentes é menor do a que temos num soutien normal. Não dá para "inventar" porque o objectivo principal é a peça "aguentar-se" sem alças e isso só é possível apertando-a. Como seria de esperar, os cai-cais exercem uma pressão maior sobre as costelas e para quem não está habituada a sentir o soutien no corpo, esse facto pode não ser muito bem tolerado especialmente nas primeiras utilizações. 


Terceiro, o estado de conservação da mama e a sua forma também pesam bastante. Enquanto que nos soutiens do dia a dia essas características podem ser "contornadas" ou "disfarçadas", nos cai-cais as pequenas assimétricas tendem a evidenciar-se. Porquê? Porque os cai-cais são normalmente peças construídas em espuma - e a espuma nunca molda ao corpo como o tecido molda -  e porque o facto de não terem alças aumenta a instabilidade da peça. Logo, só se consegue ajustar completamente a peça ao corpo se a apertarmos o máximo que conseguirmos e o máximo que seria tecnicamente o ideal e o desejado para a peça nem sempre é o máximo que a cliente consegue tolerar. É por isso que não podemos afirmar - nos cai-cais e em nenhuma outra peça - "este o tamanho ideal para si". O tamanho ideal é sempre aquele que for mais confortável e essa sensação não pode ser totalmente adjudicada por nós, depende 50-50.


Portanto, quando alguém vem comprar um cai-cai com as expectativas muito altas pode não ser totalmente correspondido... Na maioria dos casos, conseguimos cumprir, mas nunca esperem que o vosso cai-cai seja 100% perfeito. Primeiro porque vocês mexem-se! Não ficam paradas tipo bonecas de cera. Sempre que nos mexemos, as nossas mamas também mexem, menos se estiverem dentro do soutien certo, mas continuam a mexer-se. Segundo porque se todos os soutiens alargarem com o uso, é fácil perceber que à medida que forem vestindo o vosso cai-cai, ele irá começar a afastar-se do corpo e não há forma nenhuma de impedir que isso aconteça.


O cai-cai ideal muitas vezes não é o cai-cai perfeito, mas é o melhor dos dois mundos: aquele que garante o suporte e a sustentação e simultaneamente oferece conforto. Pode não ficar totalmente encostado no centro, pode não ser tão alto na copa como deveria, pode não ser tão apertado quanto o recomendado, pode uma série de coisas desde que nenhuma delas comprometa a sua funcionalidade.

Quer comentar este post?

@colchete.pt