Talvez o termo "manipular" não seja o mais correcto ou o melhor, preferimos antes utilizar a palavra adequar... É possível adequar tamanhos em detrimento de determinados objectivos apenas e só quando isso não compromete o tamanho correcto de soutien. Confusas? Ora, se uma cliente "precisa" de um soutien um pouco mais decotado por causa de uma roupa específica - e a diferença entre a copa correcta e a copa imediatamente abaixo não é significativa - a cliente pode optar pela mais pequena. Se prefere um soutien com maior compressão, aqueles que dão a sensação de "mama presa" pode-se jogar com o tamanho da copa e descê-lo até onde for possível para chegar o mais perto possível dessa sensação. No entanto, é preciso ter sempre em atenção vários factores (e fazê-lo apenas quando já se domina a base da lingerie).
Primeiro: informar a cliente do tamanho tecnicamente mais correcto. Explicar - do ponto de vista do fitting - qual é o soutien que encaixa melhor e porquê. Segundo, analisar a diferença de copas com ela para que possa perceber onde é que em cada modelo se nota a diferença (por vezes não é assim tão evidente). Terceiro, alertar para a funcionalidade da peça no dia a dia, isto é, ter em conta se a alteração pretendida é especifica para um momento ou para uma roupa e que tipo de comportamento terá no dia a dia. Descer um soutien para ficar melhor no decote de um vestido pode torná-lo uma peça menos prática para o dia a dia (se a cliente em questão se mexer muito durante a actividade profissional por exemplo). Subir um soutien para tapar mais a mama pode torná-lo muito alto debaixo do braço e criar fricção desnecessária... É preciso ter em conta este tipo de detalhes consoante as características morfológicas de cada cliente.
Manipular tamanhos é de facto uma palavra forte, mas não é mais do que aquilo que vos aconteceu a vida toda (antes de nos encontrarem, claro!). Quando vocês compram soutiens numa marca que não tem a vossa medida, acabam por sair de lá com um "tamanho manipulado". Esse tipo de "manipulação" é bem diferente daquela que estamos a tratar aqui neste post. Para nós, "manipular" significa trabalhar com tamanhos equivalentes (ou tamanhos irmãos) para alcançar objectivos específicos que não comprometem nem o conforto da cliente nem o tamanho certo de soutien.
O aconselhamento especializado de lingerie é um mundo e só funciona se for realmente personalizado. Todos os corpos são diferentes e nem todos os desejos são os mesmos. É por isso que a prova assume uma importância tremenda no despiste das necessidades de cada pessoa. Sempre que comprarem uma peça sem a experimentarem, ela nunca será uma peça à medida. Nunca se esqueçam disso!
Quer comentar este post?