Os aros são os melhores amigos da pele (especialmente no Verão)

quinta-feira, 17 de julho de 2025


Exemplo de um soutien errado numa cliente real: FOTO 1: desencaixa quando ela sobe os braços FOTO 2: sobe nas costas mais do que o normal


Podem desconfiar, mas acreditem... Os aros do soutien são os melhores amigos da pele (desde que estejam no tamanho correcto e posicionados no sítio certo). Comecemos pelo principio: no geral, todas as queixas associadas aos aros são motivadas pelo tamanho errado. No tamanho certo, nenhum soutien deve magoar. Os aros não devem pressionar o tecido mamário ou o tecido mole, devem sim "encostar" às zonas duras do corpo, isto é, as costelas. Aliás, todos os componentes rijos - aros, colchetes, presilhas, ganchos - de um soutien devem estar sobre as costelas / costas e não em nenhum outro sítio. O tecido mole, esse, deve estar envolvido e protegido pela bolsa do soutien, copa.

Os aros têm várias funções, não se limitam só a dar forma à mama e a aliviar o peso dos ombros... eles também funcionam como separadores. Um aro assente na base do peito, por debaixo da mama, serve (como nós gostamos de lhe chamar) de "trinco". Se estiver encaixado da forma correcta, a mama fica apoiada e separada da barriga, ou seja, a pele de uma não entra em contacto com a pele da outra. Acontece o mesmo com os aros do separador central, ao meio do peito. Se o soutien estiver bem encaixado, a mama não junta, fica separada.


Quais são, então, as vantagens de ter a mama separada da barriga? Muitas. Primeiro, a harmonização da silhueta. As proporções do corpo ficam reorganizadas de uma forma mais equilibrada e bonita. Se uma mama sobe para o sítio onde deve estar deixa redesenhar uma cintura que antes do soutien correcto não se via! Segundo, a postura. E com a postura vem o conforto no dia a dia e a total liberdade de movimentos. Terceiro e talvez a mais importante durante o Verão: a protecção da pele (impedindo que se desenvolvam alergias severas, feridas e infecções). 

Se o vosso soutien estiver largo (como se vê na primeira imagem do post), ele terá tendência a sair de debaixo da mama (e a subir nas costas). Façam o teste em frente ao espelho: levantem os braços e vejam se a vossa mama fica de fora. Fica? Então é porque o soutien é demasiado largo para vocês. O soutien certo fixa no tronco e não sai do sítio mesmo que o corpo se mexa. Ora, quando o soutien está largo, ele tem tendência a movimentar-se para cima e para baixo, sobe nas costas e desce na barriga. Isso pode causar desconforto sobretudo por causa da fricção do movimento (os aros descem muito mais abaixo do que o suposto e pressionam a barriga). Quando um aro se desloca e sai do sítio, magoa. Para além de magoar, põe em contacto a mama com a barriga, ou seja, a pele entre ambas não seca nem areja porque a transpiração não é absorvida. Mais transpiração, mais comichão; mais comichão, mais coceira; mais coceira, mais probabilidade de originar uma ferida. Queremos feridas?! Não, não queremos! 

É por isso que os aros de um soutien são importantes - quanto maior e mais pesada a mama for - mais importantes eles se assumem. E é por isso também que não é boa ideia deixar de utilizar soutien... Não suportam aros? Invistam numa solução sem, mas não deixem de utilizar. Pensem sempre no soutien como um um equipamento de saúde, ele é vosso amigo e às vezes ser amigo é fazer aquilo que é preciso e não o que é mais confortável. Just saying... 

Quer comentar este post?

@colchete.pt